segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Curso de conscientizaçao corporal


Um dos cursos selecionados por edital que estão sendo oferecidos este bimestre pela Divisão de Ação Cultural e Educativa é o de conscientização corporal (eutonia) pela professora Tereza Gomes. Nós fomos lá conferir! Sexta-feira bem cedinho inauguramos o expediente todas prontas para a aula. A Tereza entende demais dessa coisa que é nosso corpo, Ela é apaixonada por cada parte dele e deu uma aula e tanto sobre nossas estruturas, desde os ossos até chegar na pele. Não dá prá imaginar quantas camadas de coisas que se unem, se articulam, se interligam, tem até uma carga de energia correndo dentro da gente! Tipo positivo e negativo! E é tudo científico!

O foco desta aula foram as estruturas ósseas, pois é a partir delas que organizamos todo o nosso corpo, nossa maneira de ser e de se apresentar. É mais ou menos a história do tostines... Conforme o jeito que você vai encarando a vida, você vai usando o corpo de um jeito e conforme o jeito que você usa o corpo você vai encarando a vida de outro jeito. Parece confuso, mas é muito simples, pois em 3 horas de aula foi isso que a gente comprovou. Essa é a Tereza com um osso do fêmur. Foi muito legal a explicação! Ela adora o que faz e não larga esse osso de jeito nenhum!

Acabando essa parte teórica fomos à prática. Para a gente entender onde estão todos esses ossos foi feita uma sensibilização rolando duas bolinhas de tênis dentro de uma meia através de toda a extensão de nossas pernas e pés. Teve todo um processo de trabalho e não dá para acreditar como a gente tem ossos e músculos que a gente nem sabia que tinha e por isso acaba nem usando, sobrecarregando os pobres coitados dos outros que acabam trabalhando em dobro.

Bem, depois dessa estapa, vamos lá! Todos em pé! Hora de aprender a pisar! Olha só quem também estava lá! Esse moço de amarelo é o Ataliba, professor de dança de salão, outro curso dos nossos editais, mas isso vamos falar em outro post... E encerrando a aula a Tereza, num ato muito ousado, propôs a todos uma bela caminhada pela sala usando tudo o que foi (re)descoberto em nosso corpo. É incrível a diferença que fez!E a aula acabou e nem vimos o tempo passar de tão bom que estava.Estamos curiosos para ver o que ela vai fazer nas próximas aulas.


Esse curso dura dois meses a turma já está lotada, mas em outubro tem novas inscrições para outras novidades... Vai estar tudo divulgado no site do Centro Cultural.Logo mais a nossa equipe vai fazer outra visita surpresa...


Marta Keppler, agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário