segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Visita da DACE ao educativo do Paço das Artes



No dia 22 de julho fizemos uma visita ao educativo do Paço das Artes, coordenado pelo artista e educador Claudio Cretti. Fomos super bem recebidos e havia tanto assunto para trocar que mal vimos a exposição. Apesar de serem bastante diferentes (escala, público, etc) as duas instituições tem programas similares para artistas em início de carreira, a Temporada de Projetos no Paço e o Programa de Exposições no CCSP. Nossa conversa entre educativos tratou justamente da mediação desse encontro do público com a arte contemporânea.




Ambos educativos se caracterizam por optarem pelo modo "conversa" e não "palestra". Até porque é um tipo de produção mais próxima de nós, ainda não historicizada (diferente de mediar uma exposição do Beuys, por exemplo - boa sorte pessoal!). A conversa deve partir do trabalho dos artistas e também do repertório dos visitantes, para que nesse campo comum se possa construir um diálogo crítico sobre o que está sendo mostrado. E às vezes é necessário desconstruir uma série de preconceitos (a arte contemporânea sofre de uma série deles) para iniciar esse diálogo.

O Altes Museum, museu berlinense datado de 1830 e com uma coleção formada essencialmente de peças da Antiguidade Clássica, apresenta em sua fachada um letreiro em neon bastante oportuno, nos lembrando de que "toda arte já foi contemporânea" ("all art has been contemporary").

Nenhum comentário:

Postar um comentário