terça-feira, 22 de setembro de 2009

Curso de xilogravura

Hoje fomos ver o que o Otavio apronta no espaço oficinas! O Otavio está dando um curso de xilogravura, um nome esquisito para quem não está familiarizado com as artes plásticas, mas que significa gravura feita em uma matriz de madeira.
Funciona assim: você vai cavucando a madeira com um instrumento chamado goiva fazendo o desenho que você quer, como se a goiva fosse seu lápis ou seu pincel. As goivas tem vários formatos e espessuras de lâminas para que você possa variar também seu traço na madeira.

Aqui temos alguns exemplos de goivas:
foto mk
Escolher o que fazer não é fácil, pois a gente começa a ter mil idéias, mas tem que escolher uma de cada vez e o pior de tudo é que prá esses casos não tem borracha! Se a gente implicar com alguma coisa no nosso desenho só temos duas saídas: conviver e se conformar ou continuar cavando pensando numa maneira de transformar o que não tinha dado certo. É um desafio bacana. Além disso tem outra coisa que também temos que prestar atenção. Tudo o que cavamos na madeira, na hora de imprimir vai ficar invertido. Olha que legal como é fazer o desenho e como fica depois de pronto para imprimir: foto mk
foto mk
Feito o desenho, madeira cavada, mãos a obra! Vamos imprimir! Afinal a gravura é a cópia em papel que tiramos dessa matriz de madeira. A partir de uma matriz podemos tirar muitas cópias. Parece complicado, mas não é. Ainda mais que o Otavio tem a maior paciência, parece até que ele já nasceu ensinando de tão tranquilo que ele é!
Primeiro a gente passa um rolo de borracha com tinta de impressão numa superfície que pode ser um pedaço de vidro ou acrílico ou algo parecido, a fim de que a tinta se espalhe uniformemente no rolo, e aí vamos passando o rolo na madeira desenhada, que vai ficar toda cheia de tinta, com excessão das partes que estão cavadas. Aí muito cuidadosamente colocamos uma folha de papel, geralmente um papel mais fininho, em cima da madeira entintada e vamos passando uma colher de pau bem devagar por toda a extensão do papel para que a tinta não fique desigual. Depois disso é só retirar com cuidado o papel de cima da madeira. As partes que não foram cavadas ficam todas pretas e as partes cavadas, como não pegam a tinta, ficam da cor do papel.
foto mk
foto otavio zani
foto otavio zani
foto otavio zani
foto otavio zani
Veja só a matriz e a cópia como saem invertidas:
foto mk
E assim foi a aula. Adorei!
E depois de todo mundo limpar seu material o Otavio ainda levou a turma para ver a exposição Sinais de Fumaça, que está no piso Caio Graco.
foto mk
Só que agora, depois de passar essas horas neste curso, deu vontade mesmo é de voltar semana que vem!

Marta Keppler

Nenhum comentário:

Postar um comentário